Usando VPN para time em home office acessar softwares internos por mecanismos seguros

Resultado de imagem para openvpn logo

Casos de uso para utilização de VPN

Servidor no escritório com IP fixo, necessidade de atender usuários em home office

Neste caso, é possível instalar o OpenVPN Community dentro do seu escritório e fornecer acesso aos seus usuários remotos como se eles estivessem dentro da rede. Também é possível utilizar o OpenVPN versão Virtual Appliance e instalar na sua rede local – é uma opção mais fácil de configurar que a versão anterior, mas precisa de licenças que custam US$18 por ano por usuário conectado simultaneamente.

Usuários simultâneos, não são usuários totais, é quantos vão usar ao mesmo tempo. Nossa dica é analisar a compra de pacotes de 10 em 10 users, por exemplo, e avaliar se todos irão usar os recursos ao mesmo tempo.

Servidor no escritório sem IP fixo, necessidade de atender usuários em home office

É possível contratar um IP fixo da operadora de telefonia e ampliar o link. Caso esteja com uma tecnologia com muita instabilidade, como ADSL, é necessário trocar para fibra ótica. Uma alternativa é migrar o servidor para a nuvem.

Servidor na nuvem, mas com firewall permitindo acessar apenas o IP fixo do escritório

Neste caso, a rede do escritório possui um acesso privilegiado ao servidor na nuvem. É necessário mudar essa abordagem e permitir que os usuários possam utilizar o servidor na nuvem. Isso pode ser feito utilizando VPN como o OpenVPN. A OpenVPN pode ser como serviço, a Under disponibiliza isso, ou instalada manualmente, pois é um software livre (veja site do OpenVPN versão comunidade).

Confira outros posts