Tendências de TI para 2021: nuvem, segurança e automação

Uma das coisas que aprendemos nos últimos meses é que devemos estar preparados para o inesperado. O mundo está mudando, e os processos tecnológicos estão acelerando cada vez mais. Mesmo assim, com a chegada de 2021, os especialistas em TI e CIOs de empresas precisam olhar para a frente e antecipar movimentos que serão tendência nos próximos meses.

O “novo normal” está na nuvem

A mudança na cultura do trabalho forçou empresas a adotarem o trabalho remoto. O que antes era uma prática eventual, caminha para se tornar o padrão nas empresas. A internet e a nuvem romperam o limite das paredes do escritório, permitindo que a localização geográfica do colaborador não seja um impeditivo para ele executar suas tarefas, bem como permitindo a contratação de profissionais em diferentes cidades, estados e países, conectados pela cloud computing.

Se as equipes estão pulverizadas pelo mundo, a computação em nuvem se torna a responsável por unir e centralizar as operações. O escritório da empresa agora é virtual, as reuniões são por videochamada, projetos e arquivos são construídos de forma colaborativa.

Segurança acima de tudo

Uma consequência direta da ampliação do trabalho remoto é a preocupação com a segurança. Longe das redes privadas dentro do ambiente de trabalho, as equipes de TI precisam desenvolver um ambiente de operações tão seguro quanto, lidando com fatores antes inexistentes – uso de conexões não-seguras, falta de protocolos de segurança de usuários, uso de hardware para fins pessoais e profissionais. O investimento em segurança deve ser proporcional ao de treinamento e orientação das equipes: enquanto se desenvolve conexões seguras através de VPNs, backups e firewalls, os protocolos de segurança e boas práticas de utilização das ferramentas devem ser difundidos e integrados à nova cultura de trabalho.

Automação é fundamental

O terceiro ponto a ser pensado para 2021 é a automação de processos. Se antes era mais fácil coordenar as operações por conta da presença física de colaboradores em um mesmo ambiente, hoje a automação de processos se torna essencial. Isso vale desde a configuração do sistema de backup do servidor ao desenvolvimento de projetos com inteligência artificial (IA) para facilitar processos.

O papel da Under em 2021

Como uma empresa aficionada por tecnologia, a Under busca criar ambientes favoráveis para que seus clientes possam dar grandes saltos tecnológicos rumo ao futuro. Hoje, a Under conta com os servidores cloud mais modernos do Brasil, utilizando o OpenStack para facilitar a gestão de nuvens. Através de serviços como VPN, Firewall e Backup & Restore com uma das principais ferramentas do mercado, a Under entrega segurança de sobra para projetos de qualquer tamanho. Além de permitir a automação de processos, a Under entrega servidores dedicados e cloud de alta confiabilidade, conectividade e potência, para que a automação de seus projetos flua de forma rápida e eficaz.

A hora de olhar para o futuro é agora. Fale com a nossa equipe e inicie 2021 com o pé direito.

Confira outros posts