Segurança na nuvem: a nuvem é um ambiente seguro para seus dados?

Um dos fatores que impede as empresas de migrarem para a nuvem é a segurança. Ainda existe um certo receio de que a tecnologia não oferece proteção suficiente para os dados corporativos. Isso acontece muito pela natureza da cloud computing: um ambiente virtual que não “depende” de um equipamento físico para existir. Mesmo os benefícios da nuvem serem concretos, a abstração da existência de um servidor físico pode causar a sensação de insegurança.

A computação em nuvem tem crescido nos últimos tempos, atingindo seu auge neste ano. Empresas abraçaram a cloud computing para darem continuidade em seus negócios, seja economizando em infraestrutura de TI ou ampliando suas possibilidades em gestão de trabalho e alcance dos projetos desenvolvidos. Hoje, contar com um servidor cloud é abrir as portas para o futuro. Um futuro com segurança, inclusive.

A nuvem é segura?

A resposta imediata para essa pergunta é: sim. Apesar da nuvem ser um ambiente etéreo, ela depende de um ambiente físico para existir – no caso, um servidor, que está hospedado em um data center. Além da segurança que os data centers oferecem (como VPN e proteção DDoS, por exemplo), seus dados não ficam exclusivamente em um único servidor. A redundância da nuvem replica as informações em diferentes servidores. Isso significa que, caso uma máquina falhe ou precise de reparos, os dados continuam ativos e operantes. Em resumo, você não perde seus projetos se o hardware tiver um problema, e ainda continua trabalhando normalmente. Mas os cuidados vão além.

Ampliando a segurança da nuvem

Já que o hardware não é um problema para seus dados, a atenção para manter a nuvem segura migra para outras ações:

– Ter um serviço de backup & restore confiável e automatizado;

– Manter sistemas operacionais e softwares sempre em dia com as últimas atualizações;

– Utilizar softwares confiáveis em sua nuvem também é recomendado;

– Realizar um monitoramento contínuo das atividades do servidor cloud;

– Criar protocolos e níveis de acesso e segurança para todos os colaboradores que acessam o servidor;

– Investir em treinamentos e boas práticas de uso da internet com a sua equipe;

– Entender os benefícios e proteções que o provedor do seu servidor cloud oferece.

E é aqui que entra a Under!

Para garantir que os seus clientes estejam sempre na frente quando o assunto é tecnologia, a Under investe no que há de melhor em cloud computing. Por isso a nuvem da Under conta com o OpenStack – um conjunto de ferramentas de gestão de nuvens que entrega controle total ao usuário, podendo criar e controlar diversos ambientes e aplicações de acordo com a necessidade do cliente.  Sem falar que a sua nuvem fica hospedada em um dos data centers Tier 3 da Under no Brasil, reduzindo a latência de acesso e oferecendo suporte 24×7 em português.

Para saber como desenvolver um ambiente seguro na nuvem para a sua empresa, fale com a nossa equipe.

Confira outros posts