A importância da autenticação multifator na segurança de dados

Nos Estados Unidos são muito comuns as piadas de “toc-toc”, onde a grande sacada está na revelação de quem bate à porta. No caso da TI, não saber quem está do outro lado não tem graça alguma. A segurança do seu ambiente depende da autenticação multifator dos usuários. Ou basta apenas um “toc-toc” para alguém entrar em seu servidor?

Ataques de ransomware recentes exploram o Active Directory

Em setembro surgiram vários artigos detalhando como um grupo de ransomware está visando conjuntos de dados de backup. Os criminosos tentam obter o controle das senhas do administrador de backup para remover ou criptografar os arquivos salvos, deixando as empresas sem cópias de restauração de dados. Sem os backups, as organizações são forçadas a pagar o resgate dos dados.

A principal técnica usada nesse tipo de ataque está em obter acesso a credenciais privilegiadas. Sempre que um cibercriminoso obter as credenciais de administrador, sua organização estará em perigo. Isso colocaria qualquer plataforma em risco, a menos que os controles de segurança adequados estejam ativos.

A necessidade de autenticação multifator

Uma estrutura de segurança em várias camadas que inclui autenticação, autorização e contabilidade (AAA) é excelente para proteger contra esse tipo de ataque de ransomware. O processo de autenticação deve ser baseado em cada usuário ter um conjunto único de critérios para obter acesso. O Commvault permite métodos de autenticação em dois fatores (MFA) que tornam altamente improvável que uma conta de usuário válida seja personificada. Isso faz com que as empresas confiem no Commvault em suas estratégias de arquitetura de confiança zero.

Como a Commvault oferece autenticação multifator

A Commvault aproveita os controles de segurança para tarefas administrativas diárias, bloqueios de privacidade e criptografia de dados. O acesso do usuário pode ser compartimentado, negando o acesso enquanto aplica funções a grupos microssegmentados de recursos por meio de configurações multilocatário. Você pode ativar a autenticação multifator baseada no nível do CommCell (administrador). Isso impedirá que contas comprometidas do Active Directory obtenham acesso de administrador não autorizado do CommCell e protegerá as contas administrativas locais.

Commvault e Under

O Commvault é a solução em backup mais conceituada pelos profissionais no mundo todo. É por isso que a Under conta com o Commvault par cuidar da segurança dos servidores dedicados e cloud de seus clientes. Em períodos como o que estamos, onde os ataques de ransomware estão crescendo cada vez mais, investir em segurança é fundamental. Fale agora com a nossa equipe e saiba como se proteger.

Esse artigo foi uma adaptação do original, escrito por Phil Wandrei, gerente de soluções em marketing da Commvault.

Confira outros posts