RTO e RPO – Entenda os conceitos de recuperação de backup

As siglas RTO e RPO fazem parte do glossário de muitas empresas e profissionais de TI que se preocupam com um ponto específico do seu trabalho: a segurança dos dados do servidor. Ninguém está livre de passar por uma situação em que a salvação, literalmente, está em um sistema de backup & restore bem configurado.

Incêndio em Data Center na Europa

No dia 10 de março de 2021, um dos maiores provedores de hosting da Europa e o terceiro maior do mundo sofreu um incêndio que atingiu um dos data centers da empresa, localizado em Strasbourg, na França. O incidente destruiu por completo o prédio e manteve inoperantes outros três data centers da empresa na mesma área. Como resultado, sites de empresas de comunicação, de criptografia, servidores de jogos e tantos outros estão fora do ar por 24h. Uma empresa de jogos sofreu perda total de dados – sem plano de backup & restore, todas as informações foram perdidas para sempre.

O que fazer em caso de desastre?

Talvez a pergunta mais correta seria: “o que eu deveria ter feito?” A resposta é: investir em uma solução de backup & restore que se adeque a necessidade da sua empresa. No blog da Under chegamos a explicar como estruturar a melhor estratégia de backup e recuperação dos seus dados. De forma geral, manter cópias de backup em diferentes mídias e ambientes, definir graus de importância de recuperação de dados e automatizar os protocolos de segurança para que nada se perca por falha humana.

RTO e RPO

Se a sua empresa fez tudo certo, diante de um desastre como o incêndio da OVH, é só restaurar os dados e projetos salvos. Mas para isso é importante olhar para os índices de RTO e RPO.

RTO significa Recovery Time Objective. Ele indica o tempo máximo que os dados ficarão indisponíveis até sua recuperação do backup.

RPO significa Recovery Pont Objective. Ele mostra a quantidade de recursos mínimos a serem recuperados. Dependendo da frequência de backup da empresa, ele poderá mensurar a quantidade de perda de informações com o desastre.

Esses índices são importantes para mensurar como a sua empresa vai retomar os trabalhos após um incidente. Eles podem variar de acordo com o volume de informações salvas e a frequência de backup realizado, por exemplo. A relação RPO x RTO pode ajudar na decisão de, por exemplo, recuperar apenas o essencial para que um projeto volte ao ar o quanto antes, ou fazer uma recuperação total dos dados em backup, porém mais lenta.

Soluções em backup da Under

Um dos compromissos da Under com seus clientes é oferecer uma solução de backup eficiente para ajudar seus clientes diante de qualquer situação. E essa solução é o CommVault, uma das ferramentas mais completas e utilizadas no mundo para backup & restore. Ela permite que você crie a melhor estratégia de salvamento de dados, máquinas virtuais e licenças de software. Conta com uma série de atributos, como escalabilidade de espaço de armazenamento, permissão de criar backup e recuperação em armazenamento local e nuvem, escalabilidade de espaço e integração com diversas tecnologias, como o OpenStack.

Ficou interessado em ampliar a segurança dos dados da sua empresa? Fale agora com a nossa equipe.

Confira outros posts