OpenStack VS VMWare: compare e veja a melhor solução para sua empresa

O OpenStack é uma das ferramentas que mais tem se destacado no cenário de cloud computing, disputando páreo a páreo com o VMWare, uma solução que é bastante conhecida no mercado. Ambas tem o objetivo de auxiliar na criação de máquinas virtuais (VMs) em servidores dedicados. Por isso, na hora de escolher qual delas é a melhor para seus projetos, é preciso fazer uma comparação entre os atributos do OpenStack e VMWare antes de bater o martelo.

OpenStack e VMWare: Comparação técnica

Elaboramos um quadro onde colocamos, lado a lado, algumas especificações técnicas do OpenStack e do VMWare. Confira:

  VMWARE OPENSTACK
Hypervisor ESXi Vários, incluindo KVM, LXC, ESXi, Hyper-V.
Acesso de clientes e operações Cliente Windows, vCloud Director CLi, dashboards nativos do OpenStack e de outros desenvolvedores
Storage VMFS sobre SAN e iSCS Uso de imagens padrão. Cinder se conecta aos volumes em bloco, Ceph e discos SAN de diferentes fornecedores
Rede Infraestrutura de comutação tradicional, SDN com produtos adicionais. Computação tradicional e rede definida por software.
Gerenciamento de imagem Catálogos e modelos, importação OVF Glance Image Service, suporta todos os formatos de imagem populares
Gerenciamento de sistema vCenter Nova (Cluster Controller)
Alta disponibilidade vCenter Heartbeat Nova para VMs HA, projeto OpenStack HA para componentes de infraestrutur
APIs Proprietário, principalmente apenas sob perl e powershell APIs REST abertas, compatibilidade com Amazon EC2 e S3
Custo Licença + taxa de manutenção Código aberto. Alguns podem cobrar uma taxa de manutenção para suporte empresarial
Migração Conversor VMWare para P2V e outros formatos de virtualização De um para outro através de ferramentas qemu
Expansão Máximo de 32 nós físicos, embora não seja recomendado Sem limitação real (pode ser útil para criar diferentes zonas de disponibilidade)
Flexibilidade Excelente suporte para sistema operacional convidado, grande ecossistema Criado principalmente para Linux, Windows com suporte na mesma infraestrutura

Economia com TI

O VMWare possui uma plataforma própria de virtualização, com diferentes formas de licenciamento, seguindo a lógica de que para obter mais recursos é preciso pagar mais. Normalmente, é esse custo do licenciamento da tecnologia que encarece a adesão de micro, pequenas e médias empresas à nuvem.

Já o OpenStack é uma solução open source, que permite o acesso livre ao software e todas as suas ferramentas disponíveis. Custo zero em licenciamento para as empresas.

Vencedor: OpenStack

Desenvolvimento de ambientes

O OpenStack surgiu com a parceria de diversas empresas pelo mundo com o objetivo de ampliar a adesão à computação em nuvem. São empresas como a IBM, Intel, Dell, Canonical, Cisco e HP, dentre outras, que estão por trás do projeto. Elas não garantem só o desenvolvimento do OpenStack, como também a sua flexibilidade para ser instalado em qualquer hardware. Além disso, a sua biblioteca de API1’s cresce cada vez mais, oferecendo uma série de compatibilidades 

Como falamos antes, o VMWare é uma solução de código fechado, criado pela empresa de mesmo nome. Isso significa que a configuração e uso de componentes externos é mais engessada e menos flexível que o OpenStack. Sem falar que o VMWare foi projetado para ser executado em um hardware de uso especial – geralmente mais caro do que o normal.

Vencedor: OpenStack

Complexidade e suporte

O VMWare é uma plataforma fechada e completa. Possui um número limitado de APIs a sua disposição, facilidade de instalação e execução no servidor. O OpenStack segue por outro caminho: possui maior complexidade, o que permite também a compatibilidade e integração com um grande número de APIs. Se por um lado o OpenStack tem um grau a mais de dificuldade de configuração, por outro o seu suporte técnico é mais barato que o do concorrente. Sem falar que quem é cliente Under já recebe o seu ambiente de trabalho em OpenStack 100% instalado e pronto para começar os trabalhos.

Vencedor: OpenStack

Resultado: OpenStack é a melhor ferramenta de gestão em nuvem

Não importa o tamanho da sua empresa ou a complexidade do projeto, o OpenStack é uma ferramenta que veio para facilitar e otimizar o trabalho em diferentes escalas, sejam elas econômicas, de desenvolvimento e de integração com diversos serviços. A Under já trabalha com o OpenStack no Brasil, em parceria com a Red Hat, fazendo com que muitas organizações deem grandes saltos tecnológicos. Fale com a gente e veja como os seus negócios podem avançar com a nuvem.

Confira outros posts