Object Storage: o que é e como utilizá-lo?

Os dados são o bem mais precioso de uma empresa. Seja dos projetos em desenvolvimento ou de documentos importantes, lidar com essas informações e como elas devem ser armazenadas no servidor é uma tarefa com uma responsabilidade importante. E para isso, o profissional de TI pode contar com a ajuda do Object Storage no servidor.

O que é Object Storage?

Em um servidor, por conta do grande volume de informações, os dados são armazenados em blocos identificados individualmente, onde cada um deles atua como uma espécie de unidade independente. Assim, quando o usuário requisita alguma informação, o software de armazenamento reúne os blocos necessários para a exibição do ambiente e os apresenta ao usuário. O armazenamento em blocos se torna mais seguro e mais rápido para lidar com bancos de dados, por exemplo.

Para lidar com arquivos mais simples, como imagens, textos e tabelas, existe o Object Storage. Diferente do Block Storage, esse armazenamento permite colocar arquivos dos mais variados formatos, armazenando junto seus dados e metadados, sem dividí-los em blocos.

Principais utilizações

O objetivo do Object Storage é o de ser um espaço para armazenar arquivos junto de seus metadados (como arquivos de imagens e vídeos, por exemplo) e que não possuem a necessidade de atualização constante – no Object Storage, para adicionar uma nova informação em um objeto, é necessário acessá-lo, realizar as modificações, e gravá-lo outra vez. É diferente de um armazenamento em blocos, onde gravamos as informações processo mais rápido e sem a necessidade de regravação – sendo um ambiente mais indicado para se trabalhar com banco de dados.

Outra vantagem do Object Storage é que ele pode armazenar também as imagens de backup do seu servidor, possibilitando maior agilidade na hora que precisar fazer um restore parcial ou total do seu ambiente. E se o espaço ficar pequeno, não se preocupe: ainda é possível escalar de acordo com a necessidade.

Object Storage da Under

Na Under, o armazenamento de objetos entrega mais facilidades aos clientes. Além da escalabilidade ilimitada, é possível administrar o storage através do Openstack, criando protocolos de segurança e protegendo contra acessos não autorizados. Tudo isso com transfer out gratuito. Fale com a nossa equipe e saiba mais.

Confira outros posts