O futuro do trabalho é remoto e na nuvem

Um consenso entre os especialistas e profissionais de TI foi de que o ano de 2020 acelerou a transformação digital nas organizações. Para superar a crise e dar continuidade aos negócios em meio a pandemia do Covid-19, a tecnologia foi uma aliada para que muitas operações se mantivessem em andamento através do trabalho remoto. E as tendências apontam que esse é um caminho sem volta.

Preparação para a realidade

As inovações e aplicativos que hoje fazem parte do cotidiano de quem pratica o home office já existiam antes da pandemia.  Segundo Eduardo Guerreiro, diretor de negócios da Cognizant na América Latina, “muitas empresas não estavam preparadas para operar remotamente, e a pandemia as forçou a adequarem seus protocolos rapidamente. Mas não precisamos criar novas ferramentas de trabalho e, sim, aproveitar melhor o que já tínhamos”.

Além das equipes de TI estarem ativas nesse processo, outro time fundamental nas empresas e que colaborou para a adesão ao trabalho remoto foi o de Recursos Humanos. Os profissionais de RH foram, em muitas vezes, os responsáveis por disseminar aos colaboradores as boas práticas no ambiente de home office – práticas essas que colaboram para a segurança dos dados corporativos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner, 90% das lideranças de RH seguirão com esse modelo de trabalho mesmo quando houver uma vacina contra a Covid-19. A perspectiva aponta para um cenário integrado em 2021, onde TI e RH estarão juntos para proporcionar um ambiente produtivo e seguro, mesmo a distância.

Prepare-se para o futuro do trabalho com a Under.

Para possibilitar o trabalho remoto, é preciso que as empresas invistam em tecnologias que permitam essas possibilidades. Nesse cenário, os servidores cloud despontam como soluções práticas para todos os tipos e tamanhos de empresa. Serviços como o G Suite colaboram na parte administrativa e ajudam a centralizar documentos e dados entre os interessados. Ferramentas como o OpenStack permitem gerenciar os recursos da nuvem para a execução de aplicações e projetos, bem como realizar o controle de acesso em diferentes níveis através da rede. Para ampliar a segurança dos dados e evitar perdas significativas, trabalhar com conexões VPN e contar com um serviço de backup completo é fundamental.

O que é bom saber é que a Under entrega tudo isso e vai além: sua nuvem está conectada com os principais provedores de internet do Brasil, entregando a menor latência e disponibilidade constante para as empresas.

Não espere 2021 chegar para se preparar para o futuro. Fale com a nossa equipe e conte com a Under desde já.

Confira outros posts