O agro é tech, o agro é pop. A afirmação popularizada na televisão é o reflexo de uma mudança de paradigma entre o agronegócio e a tecnologia. Nunca o homem do campo contou tanto com a inovação quanto agora. Ela está presente no maquinário que acelera a colheita, na ciência que trabalha junto com a natureza para otimizar os recursos do solo, e na comunicação, levando a informação para os quatro cantos do Brasil. Neste quesito, o Canal Rural se destaca. Com 20 anos de história, ele hoje é considerado o principal veículo de comunicação especializado em agronegócio do país. Além de marcar presença entre os canais de TV via satélite e cabo, o público também acompanha as notícias pelo site e pelas redes sociais. E é aqui que, há três meses, a Under faz a diferença.

O Coordenador de TI e responsável pelas transações digitais do Canal Rural, Maurício Correa, explicou que antes a empresa contava com as soluções de uma empresa estrangeira. “Estávamos satisfeitos com ela, porém os custos de operação estavam muito altos. Foi procurando uma alternativa mais rentável que encontramos a Under”, explica. 

Nuvem para streaming

O Canal Rural utiliza servidores Cloud da Under para streaming. Os vídeos produzidos pela emissora são enviados para a nuvem, onde são transcodificados e depois enviados para os diferentes canais de consumo, como redes sociais, Youtube, etc. “Em dias de eventos, onde produzimos mais conteúdos, nós precisaríamos de uns 11 computadores para processar todas as imagens. Hoje nós fazemos isso na nuvem, com mais agilidade”, diz Correa.

O alto custo do dólar não foi o único motivo para a empresa ter migrado para a Under: “Além da rentabilidade, o modelo de negócio da Under nos agrada muito. O fato de ter um link de 2 Gbps chamou muito a atenção, já que a maioria dos serviços entrega 1Gbps. Além disso, nós temos 20 TB gratuitos de transferência, que para o nosso modelo de trabalho é excelente. Outro ponto é o suporte, mais próximo da gente. Em poucos minutos a equipe entra em contato para ajudar no que precisarmos”. 

Crescimento de audiência e de performance

Nos últimos meses, por conta da pandemia, Maurício viu a demanda do streaming crescer no canal. “Eventos como leilões virtuais têm uma grande audiência no Canal Rural. Tivemos um aumento na produção de vídeos para leilões de gado, por exemplo. Até o momento realizamos 130 transmissões do tipo”, conta. A perspectiva é de um crescimento de audiência de até 300% nos últimos meses do ano, um período-chave para o agronegócio. “Como a demanda de produção é grande, hoje estamos exigindo mais dos servidores da Under do que da empresa anterior. E felizmente eles estão dando conta do recado”, afirma Correa. 

Para 2021, o Coordenador de TI prevê um crescimento ainda maior de público e a ampliação da parceria com a Under para novos projetos: “Queremos trazer nossa produção de VOD (Vídeo On Demand) para a Under e ampliar a nossa performance”, conta.

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