Aplicativos para colaboração de times remotos em home office

Whatsapp

O Whatsapp é um dos apps de comunicação mais utilizados no mundo. Como ferramenta de home office, as equipes podem criar grupos por equipes ou por projetos, e os membros podem conversar em privado. Permite a troca de arquivos, envio de mensagens de áudio e a realização de videochamadas. No entanto, não é um aplicativo com fins corporativos e que pode ser gerenciado pela empresa, como, por exemplo, remover membros em caso de encerramento de contrato de trabalho.
Saiba mais aqui.

Slack

A ferramenta, totalmente gratuita, permite que cada membro da organização entre em múltiplos canais de conversação. O objetivo é evitar conversar em privado entre membros e tornar a comunicação mais ampla.

A ferramenta é completa em recursos, com inúmeras possibilidades de conexão, como canais privados, aplicativo para celulares, Linux, Windows, Mac e web.

A implementação é simples e não precisa de consultoria. A versão Standard do Slack tem como um dos benefícios salvar o histórico das conversas. No site deles você pode adquirir tanto a versão gratuita quanto paga (lembrando que, em caso de contratação do plano Standard, você recolhe tributos de importação de serviços e faz o pagamento em dólar).
Saiba mais aqui.

Microsoft Teams

A Microsoft desenvolveu um hub de trabalho para empresas centralizarem conversas, trocas de arquivos e aplicativos em um único lugar. A ferramenta, gratuita, possui versões para diferentes sistemas operacionais e tem integração com o Office365.
Acesse e saiba mais.

Skype

Desde os tempos mais remotos da internet, o Skype está aí pra interligar pessoas, seja por chat ou videochamada. É uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no meio corporativo, principalmente por permitir substituir o telefone através de tecnologia VoIP para chamadas. Além disso, permite videoconferências de equipes e criação de grupos de diálogo.
Descubra mais aqui.

Hangouts e Meet

O Google possui uma série de ferramentas que facilitam o trabalho em home office. O Hangouts e o Meet são ferramentas de comunicação que possuem focos distintos. Enquanto a primeira tem como foco o diálogo individual, seja por texto ou videochamada, a segunda permite videoconferências entre equipes, com espaço para compartilhar links e textos.
Saiba mais aqui.

Confira outros posts